Quem somos – a carta de intenções do Fruto Urbano

O Fruto Urbano é uma organização sem fins lucrativos sustentada por financiamento coletivo, formada integralmente por pessoas voluntárias que constroem pomares urbanos públicos em várias cidades do Brasil.

Nossa meta: construir um pomar urbano público em cada um dos 5.570 municípios brasileiros, tendo como foco áreas economicamente desfavorecidas, priorizando espécies ameaçadas de extinção e plantando apenas espécies nativas adequadas a cada bioma.

Nós, do Fruto Urbano, temos como missão aprimorar a qualidade de vida urbana, incentivando o acesso mais amplo a parques, bosques e, especialmente, pomares públicos. Acreditamos firmemente que a interação do ser humano com a natureza é fundamental para o bem-estar das comunidades e deve ser considerada essencial na construção de um futuro sustentável.

Como um projeto independente, contamos com o apoio de voluntárias e voluntários dedicados que compartilham nossa visão de um planeta mais verde e próspero para todas as formas de vida. Dedicamo-nos a inspirar uma nova perspectiva na relação entre os humanos e o meio ambiente, reconhecendo a humanidade como parte integral da natureza.

Entendemos que vivemos numa sociedade que gera riqueza para poucos, miséria para muitos e degradação ambiental para todos, pondo em risco, inclusive, a própria sobrevivência do planeta. Em resposta a isso, o Fruto Urbano se compromete a plantar milhares de árvores nativas frutíferas a cada ano em vários municípios, inspirando projetos ecológicos independentes e iniciativas de arborização urbana em todo o Brasil.

Lutamos por cidades que valorizam a natureza e seus habitantes, independentemente de sua situação socioeconômica. Priorizamos a construção de pomares urbanos públicos para a alimentação em regiões economicamente desfavorecidas, que normalmente não estão no centro das agendas das administrações municipais.

Priorizamos o plantio de espécies nativas frutíferas ameaçadas de extinção, visando promover a proteção da biodiversidade.

Defendemos que a gestão dos recursos naturais seja feita coletivamente, de maneira democrática e pensando sempre nas futuras gerações. Estamos empenhados em desafiar os padrões culturais de consumo que esgotam os recursos naturais e geram resíduos.

Enquanto grupo apartidário, apoiamos tanto projetos públicos como privados que priorizem a proteção dos recursos naturais, incluindo as iniciativas que buscam proteger nossos recursos hídricos, mananciais, interações ecológicas, remanescentes de mata nativa, fauna, entre outros.

Apoiamos ainda iniciativas que reduzam o desmatamento e incentivem o transporte coletivo em detrimento do individual. Acreditamos no poder das ciclovias, no uso de combustíveis menos poluentes e na elaboração de políticas públicas para redução e reciclagem de resíduos urbanos.

Com esta carta, reafirmamos nosso compromisso com o bem-estar das pessoas e do planeta. Estamos aqui para construir um futuro mais verde, juntos.

Instituto Fruto Urbano

Grupo de voluntários durante plantio do Fruto Urbano.