Quem somos

O Fruto Urbano é uma organização formada por voluntárias e voluntários que se unem para plantar árvores frutíferas e construir pomares urbanos públicos em várias cidades do Brasil. Buscamos melhorar a vida das pessoas transformando as cidades em um lugar com mais acesso a parques, bosques e principalmente pomares públicos.

Vivemos numa sociedade que gera riqueza para poucos, miséria para muitos e degradação ambiental para todos, pondo em risco, inclusive, a própria sobrevivência do planeta.

Como surgiu o Fruto Urbano?

Dois irmãos e um sonho em comum: ver a natureza renascer em meio à sua cidade natal. E foi utilizando as próprias mãos que Khalil e Miguel Axcar juntaram as primeiras mudas de árvores, colocaram-nas no porta-malas de seus carros, arrumaram algumas ferramentas e fizeram as sementes de uma ideia começar a germinar. Assim surgiu o Fruto Urbano, um projeto composto apenas por voluntários que, assim como os irmãos Axcar, anseiam ver suas cidades cada vez mais arborizada.

O nome Fruto Urbano tem exata relação com seu propósito: fazer o meio urbano dar frutos, em seu sentido literal. É por isso que o projeto tem o objetivo de plantar mudas de árvores frutíferas nos espaços urbanos coletivos, podendo proporcionar uma redução do calor através das sombras das folhagens, a oferta de frutas regionais às comunidades e a colaboração para o desenvolvimento de um meio ambiente que favoreça o crescimento do número de aves em meio à cidade.

Voluntários plantando árvores frutíferas
Plantio do Fruto Urbano

Embora o Fruto Urbano tenha nascido em Bauru, o intuito dos fundadores do projeto é expandir essa ideia pelo Brasil todo, e construir um pomar urbano em cada município brasileiro.

Queremos inspirar indivíduos e grupos de pessoas a plantarem árvores em suas cidades. Os resultados já alcançados estão além das nossas expectativas iniciais, e estamos neste momento trabalhando duro, para no futuro sermos capazes de além de incentivar conseguir também financiar plantios de mudas frutíferas por todo o país

Miguel Axcar, um dos fundadores do Fruto Urbano.

Desde seus primeiros passos, o projeto foi colocado em prática com base em um documento genérico, que foi desenvolvido e colocado no papel para ser replicado em outras localidades do Brasil. O arquivo em questão foi criado a partir da premissa inicial do Fruto Urbano, que é a mobilização das comunidades em prol de uma causa socialmente relevante, através da criação de núcleos autônomos de trabalho, conectados entre si.  Até o momento, quatro municípios já possuem núcleos do Fruto Urbano, além de outros coletivos em formação e muitos projetos independentes em todo Brasil que utilizam a metodologia desenvolvida pelo projeto.

Já somos uma referência de trabalho voluntário na área ambiental no estado de São Paulo, especialmente no interior. Nosso plano é se tornar uma referência nacional em arborização urbana.

Todas as pessoas que trabalham são voluntárias, e todo o recurso é integralmente gasto com custos fixos. O Fruto Urbano realiza um plantio sempre que tem caixa suficiente para cobrir os custos envolvidos, que são muitos.

E foi com um mesmo propósito em mente e com muito engajamento que os membros da equipe Fruto Urbano, em parceria com a população, conseguiram realizar o plantio de milhares de mudas de árvores frutíferas e estimular ações similares em outras cidades.

Além dos benefícios mais explícitos proporcionados pela arborização do meio urbano, como a oferta de sombra e alimento, é preciso ressaltar outros privilégios recebidos pelos plantadores voluntários e pelas comunidades nas quais são realizados os plantios coletivos.

Em meio às dezenas de pessoas reunidas em um mesmo local, abaixadas e com as mãos na terra, muitas vezes sob o sol quente, os membros do Fruto Urbano ensinam algumas técnicas de plantio a quem não tem experiência prévia. E aos pais, tios e avôs, é extremamente recomendado que levem seus pequenos. Ensinar uma criança a plantar árvores é uma das melhores formas de ensiná-la a conciliar diversão, cidadania e gratidão.

Em algumas palavras, o professor Alex Cardoso dá ainda um significado além para o projeto: oportunidade de socialização e criação de empatia para com o próximo e a natureza.

É muito gratificante ver como os adultos e crianças aproveitam o café da manhã servido aos apoiadores. De fato o projeto é uma bela iniciativa! Minha família se sentiu muito acolhida e eu só tenho a agradecer pelo carinho dos participantes com os meus filhos

Embora o Fruto Urbano tenha sido recebido de braços abertos pela população de Bauru, o grupo sonha mais alto e pretende iniciar a expansão e a profissionalização do projeto, que inclui a construção de um viveiro permanente para auxiliar nos plantios coletivos em outras cidades, melhoria na qualidade técnica dos plantios e avanço na área logística. Entretanto, o próximo passo para essas metas serem concretizadas, é conseguir angariar mais recursos materiais, uma vez que, atualmente, o Fruto Urbano conta com um número insuficiente de patrocinadores. “Pessoas de muitas cidades e estados vêm nos procurar pedindo apoio para outros plantios coletivos, mas hoje, com o projeto contando com alguns apoios e financiado por nós, muitas vezes é difícil organizar o plantio até mesmo aqui, em Bauru“, lamenta Khalil Axcar. Mas mesmo assim, o otimismo e a persistência não deixam de ser as ‘palavras-chave’ do Fruto Urbano. “Temos um longo trabalho pela frente, um país inteiro para reflorestar e milhares de cidades para arborizar, mas o importante é que já começamos“, finaliza Miguel.

Khalil Axcar
khalil@frutourbano.org.br
14 99119-2958 (WhatsApp)

Miguel Axcar
miguel@frutourbano.org.br
14 99159-3834 (WhatsApp)