Participe do Fruto Urbano!

Participe do Fruto Urbano!

O Fruto Urbano é uma organização sem fins lucrativos, formada por voluntárias e voluntários que constroem pomares urbanos públicos em várias cidades do Brasil, priorizando espécies frutíferas nativas de cada bioma ameaçadas de extinção e áreas economicamente desfavorecidas.

Nossa meta: construir um pomar urbano público em cada um dos 5.570 municípios brasileiros.

Conheça a nossa carta de intenções.

Veja fotos antigas do Fruto Urbano, no Facebook: https://www.facebook.com/frutourbano/photos_albums


Como posso participar?

1) Apoiando a nossa campanha de financiamento coletivo

O Fruto Urbano é uma organização sem fins lucrativos. Somos todos voluntários – gastamos integralmente os recursos de apoiadores com custos fixos, e realizamos um plantio sempre que temos caixa para bancar os custos envolvidos, que são muitos.

Como atualmente a única fonte de renda do Fruto Urbano é uma campanha de financiamento coletivo, precisamos acumular por alguns meses para realizar um plantio.

Nossa meta: construir um pomar urbano público em cada um dos 5.570 municípios brasileiros.

Dentro da sua disponibilidade, qualquer apoio ajuda muito a nossa causa!


2) Contribua para diminuir a sua pegada de carbono

Imagem perguntando ao usuário o tipo da pegada que quer deixar no mundo, mostrando uma pessoa de calça branca pisando em areia, e com texto sugerindo ao usuário para diminuir sua pegada de carbono apoiando o Fruto Urbano a plantar árvores.

A pegada de carbono representa a quantidade total de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa emitidos por indivíduos, organizações ou produtos. É uma métrica expressa em equivalentes de CO2, capturando a totalidade das emissões que contribuem para as mudanças climáticas.

As mudanças climáticas, impulsionadas em grande parte por tais emissões, apresentam riscos significativos para o nosso planeta, desde fenômenos climáticos extremos até a perda de biodiversidade. Neste contexto, minimizar nossa pegada de carbono torna-se uma responsabilidade ética e uma necessidade urgente.

Compensar nossa pegada é uma forma de neutralizar nossas emissões. Ao investir em projetos como reflorestamento e energias renováveis, podemos “compensar” o carbono que emitimos, promovendo ao mesmo tempo um futuro mais sustentável. Cada indivíduo e empresa tem um papel a desempenhar nesse esforço coletivo para proteger o nosso planeta.


3) Plantando com a gente

Dependemos de recursos de financiamento coletivo para realizar um plantio, e precisamos acumular recursos durante alguns meses para construir um pomar.

Acompanhe o nosso Instagram @frutourbano e saiba onde iremos plantar.

Se ainda não houver plantios agendados em sua cidade e quiser organizar um por aí, entre em contato – contato@frutourbano.org.br

Para um plantio é necessário

  • Área pública (procure a administração municipal para maiores informações)
  • Mudas frutíferas nativas do bioma (entenda como isso é importante) acima de 1,5 metro. Sugerimos espaçamento de 4 metros entre as mudas, então calcule a partir da área que tiver disponível. Um patrocinador pode ajudar a comprar as mudas.
  • Ferramentas (enxadas, pás, cavadeiras)
  • Voluntários para a abertura dos berços (a prefeitura do seu município pode ajudar)
  • Água potável para hidratação dos voluntários
  • 2 litros de água para irrigação de cada muda
  • Alguma alimentação para os participantes, especialmente se estiver plantando em áreas economicamente desfavorecidas
Voluntários plantando árvores frutíferas
Plantio do Fruto Urbano

Que tal fundar um coletivo municipal do Fruto Urbano em sua cidade? Podemos apoiá-los em tudo que sabemos, e se houver recursos em caixa, apoio na compra de mudas nativas frutíferas, recursos materiais, modelos de documento, roteiros de trabalho, etc.

Aqui link para um material de apoio, que pode ajudar a dar os primeiros passos:


4) Trabalho voluntário

Nossa meta é simples, mas muito difícil: construir pelo menos um pomar urbano público em cada município brasileiro priorizando áreas desfavorecidas economicamente, pois acreditamos que o acesso a áreas verdes, cheias de vida e natureza deve ser universal dentro das cidades. É um belo sonho, não?

Que tal usar os conhecimentos que já tem para ajudar essa causa? Precisamos de apoio em praticamente todas as áreas!

  • Captação de recursos – precisamos muito do apoio de pessoas que possama encontrar patrocinadores para financiar as nossas atividades voluntárias (recursos, ferramentas, mudas, etc). Este é o nosso maior gargalo atualmente – se tivéssemos mais recursos faríamos mais. Tem alguma ideia? Conhece alguma empresa que se interessaria? Tem disponibilidade para falar com empresas? Bora!
  • Operacional – voluntária/o que tenha disponibilidade para cuidar das mudas plantadas, irrigar os pomares, cuidar das ferramentas que sempre quebram nos plantios, abrir berços com a cavadeira, fazer estacas, carregar mudas, etc.
  • Comunicação – ajudar a manter nosso Facebook e Instagram, fotografia, textos, releases, etc.
  • Design – construção de materiais promocionais

Precisamos também de apoio na área da biologia, engenharia florestal, tecnologia, direito, captação de recursos com projeto, entre muitas outras.

Todo mundo pode ajudar. Bora mudar o mundo com a gente!
Envie um e-mail para contato@frutourbano.org.br dizendo como pode ajudar.